Tempo, o tempo ou a passagem dele é sentido por todas as criaturas ou coisas, é incontrolável seja mineral, animal ou vegetal. As pessoas, animais e objetos mostram a passagem do tempo pelo seu desenvolvimento ou por seu desgaste.
Mas a abordagem do Tempo na ficção é tratada de outra forma, ela é um transmutador, um vetor para mudança, normalmente ela é controlada ou tenta de alguma maneira ser controlado ou mesmo manipulado para atingir os resultados esperados.
Recentemente assisti a uma série chamada de “Meet Me@1006” algo como “Encontre-me” e 1006 se refere ao número do apartamento onde o casal principal se encontra e trata da mudança de Tempo de outra forma, e para os incrédulos de plantão a série é chinesa, sim chinesa, os asiáticos pouco a pouco estão conduzindo suas próprias mudanças culturais, onde o cinema americano já não é mais o único gerador de produções cinematográficas e assim estão mostrando a sua visão sobre os mais variados assuntos.
A série em questão está sendo veiculado pelas plataformas Dramafever e também pelo Viki, as duas são uma espécie de Netflix para produções asiáticas.
Diferente das produções americanas aqui os protagonistas viajam no tempo dentro de um apartamento onde a realidade de um invade a do outro se tornando uma mescla das duas linhas temporais e somente por 20 minutos. Ke Zhen Yu é um advogado que após perder um caso importante é demitido do escritório onde trabalha e acaba tendo de alugar um apartamento na periferia da cidade, logo descobre que a partir de um determinado horário sua nova moradia sofre uma transformação, onde a antiga locatária Cheng Jia Le surge do passado.
E tudo causado por um inocente origami de um cavalo que está carregado de energia temporal, ele então arrasta o casal principal através do tempo sem que eles tenham controle sobre a viagem.
E nesses 20 minutos de viagem temporal o casal acaba se apaixonando e também resolvendo o mistério de um assassinato, que os levaram para aquela viagem no tempo.
Outra produção recente que mostra outro enfoque para viagens nos tempos é a série alemã exibida pelo Netflix “Dark”, onde uma caverna em uma cidade do interior da alemã chamada de Widen, leva os personagens a viajar através do tempo, os mistérios apresentados de tão intrincados lembram bastante alguns dos melhores episódios de “X-Files” e “Fringe” só que aqui a mudança temporal muda a vida do habitantes e mostra que ninguém é totalmente inocente. E as alterações temporais são tão profundas que as vezes fica difícil até entender o quanto as mudanças afetam os acontecimentos, criando paradoxos temporais. A trama é ambientada em três épocas – 1953 • 1986 • 2019 – não coincidentemente separadas por 33 anos entre si. Assassinatos misteriosos marcam vários momentos temporais e que ao longo dos capítulos irão sendo esclarecidos para o espectador.
A caverna coincidentemente está localiza abaixo de uma Usina Nuclear que ao mesmo tempo é a maior força econômica da localidade e o seu maior problema.
Os fatos ao longo da série vão se mostrando e descobrimos o que as alterações temporais fazem com os habitantes da cidade.
A mesma já foi renovada para mais uma temporada para 2019 com a promessa fechada no episódio final de mais uma mudança temporal 33 anos no futuro.
O Tempo provavelmente será a saída encontrada para a ultima parte de Vingadores Guerra infinita, é o que mostra as inúmeras versões que se espalham todos os dias pela internet.