Cinema

Shazam!

posted by Alf setembro 9, 2019
Shazam!


Assisti por curiosidade o filme do personagem que já foi conhecido como Capitão Marvel lembro de um seriado (tosco) da década de 70/80 e algumas animações com o personagem.

Acho que poucas vezes li algumas das histórias em Quadrinhos publicadas aqui no Brasil. Imagino que mesmo lá fora tenha sido um personagem relegado a segundo plano. Algumas aparições relâmpago em histórias de outros personagens. Sei que  (foi criado em 1939 por C. C. Beck e Bill Parker para a Fawcett Comics) ganhou processos nos EUA por ter semelhanças com Superman.

Sobre a produção confesso que não gostei da forma que a narrativa foi feito, me pareceu em certo momento que quiseram imitar o humor acido de Deadpool mas não conseguiram. O filme demora a engrenar e fica perdido no “bromance” entre Billy (e seu alter ego Shazam) e Freddy seu irmão de criação.

E a esquisita resolução do desaparecimento da mãe de Billy que assume literalmente que o abandonou no parque.

Para um filme de introdução de um personagem pouco conhecido do Universo DC deram muitas voltas, a opção de introduzir o vilão antes do herói utilizando um acidente de carro é um clichê extremamente cansativo, no ultimo filme do X-Men existe uma cena muito semelhante.

Algumas cenas são de extremo mal gosto, como aquela onde o vilão Dr Sivana (que por anos foi chamado de Silvana e permaneceu na horripilante tradução atual) invade a sede da empresa do pai e usando os sete pecados capitais trucida a diretoria com requintes de violência, como cabeças sendo devoradas e corpos sendo extirpados, nada contra para quem curte, mas muito fora do contexto da história e da proposta de um filme que parece querer fazer graça.

Talvez a melhor parte, é quando num raro rompante de inteligência o personagem que chamemos de Shazam e que no filme acaba ficando sem nome, lembra das palavras do mago que lhe seu os poderes e faz com seus irmãos adotivos também adquiram poderes quando todos colocam a mão no cajado mágico e pronunciam Shazam!

Não é a toa que o filme faturou 360 milhões mundialmente, ficando atrás de todas as outras produções da DC e também de filmes menos conhecidos e de nicho como Alita: Anjo de Combate (U$404 milhões), Como Treinar seu Dragão 3 (U$517 milhões) e anos luz atrás das produções da Marvel como Capitã Marvel (U$1,24 bilhões) e Vingadores Ultimato (U$2,489 bilhões).

Mesmo assim já se comenta a possibilidade de uma continuação que a meu ver é desnecessária, o dinheiro seria melhor empregado em uma eventual reboot de Lanterna Verde, ou outro personagem mais conhecido, visto que apesar de pequenos sucessos como Mulher-Maravilha e Aquaman a DC/Warner ainda não achou o mesmo caminho que a Marvel na criação de seus filmes.

Você Pode Gostar