­
Cinema

Ralph Wi-Fi x Spiderverse

posted by Alf março 24, 2019


E você me pergunta qual a relação entre os dois filmes?

Bem, primeiro os dois concorreram ao Oscar de melhor animação [e sabemos que Spiderverse ganhou], mas analisando profundamente os dois vemos que são filmes feitos para públicos diferentes.

Ralph Wi-Fi, trás em seu bojo uma mensagem e talvez por ter sido escrito por uma mulher é de certa forma voltado para um público feminino, não que os “machos” não possam assistir e gostar.

A forma como a Internet foi representada visualmente é bastante criativa, os dados empacotados em forma de caixas, as informações trafegando por estradas, as grandes marcas da internet, como Amazon, Google, E-Bay são representadas por grandes edifícios ao longo de uma super-avenida onde trafegam os dados.

Então a mensagem que mencionei no inicio tem relação com a amizade entre Ralph e Vanellope, conforme a história avança se percebe que a relação entre os personagens vai sofrendo mudanças, quando as princesas Disney aparecem elas fazem um longo discurso que a garota não precisa de um homem grande para defende-las. Essa é apenas uma parte da mensagem.

Mais para o final tem a segunda mensagem onde após varias reviravoltas Vanellope acaba por ficar em outro game e não voltando mais com Ralph para o Fliperama, então ela literalmente abandona o amigo, apesar de todo blá, blá, blá que as amizades passam por mudanças, ela realmente faz aquilo que as princesas mandaram.

 

Já Spiderverse tem uma pegada diferente, apesar de ter ganhado o Oscar, não entendi bem por que, já que o filme apesar da qualidade inegável de sua animação se perde bastante nos primeiros quarenta minutos, fazendo um verdadeiro “pasticho” não deixando muito espaço para o desenvolvimento dos personagens e fazendo uma cópia descerebrada no estilo Deadpool, me deixou realmente frustrado a falta de conexão com a versão dos personagens dos quadrinhos com as versões feitas para o desenho. E você vai dizer que “foram adaptações para adequar a linguagem do desenho”, mas por que ou para que? Só para ficar diferente, já que os diretos do personagem no cinema não pertencem a Marvel, (Você não sabia? Foi o “gênio” Avi Arad na época em que a Mavel Editora estava mal das pernas saiu vendendo os direitos dos personagens para quem pagasse, se você não sabe quem é, era o tiozinho com gorro preto com o Homem-Aranha estampado na frente, na entrega do Oscar.)

Ai que está a grandeeee diferença entre Ralphi e Spiderverse, Ralphi sempre tem uma mensagem e um roteiro coeso, já Spiderverse só começa a acontecer depois da sua metade, como se alguém lembrasse de repente ao ligar de um interruptor que tinha que contar uma história.

Os personagens foram mal construídos em sua narrativa, mal se entende (a não ser que você seja um fã de quadrinhos) Por que o Rei do Crime está ali? Por que Gwen Stacy tem poderes de aranha? E mais por que Miles Morales está ali? E a versão final de Peter Parker não é a que conhecemos dos quadrinhos. Uma salada completa. Funcionou? Parece que sim, apesar desse chato de galocha que vós escreve não achar que foi tão bom assim.

Com certeza a Sony faturou os tufos e deve fazer outro. (Já que os filmes agora estão na mão da Marvel Studios, e o tiozinho Avi Arad ficou chupando o dedão.)

Você Pode Gostar