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HONDA E TOYOTA CONVOCAM PARA MAIS UM RECALL

posted by Alf agosto 8, 2015


“São Paulo – A Honda está convocando 477.580 proprietários de modelos Fit, City, Civic e CR-V para substituição gratuita do insuflador do airbag do motorista. 

Trata-se do maior recall da marca no Brasil e o terceiro anunciado em menos de três meses.

Segundo a montadora, caso não seja trocado, a estrutura do insuflador poderá romper durante o acionamento do airbag, provocando a projeção de fragmentos metálicos no interior do automóvel, o que poderá causar lesões graves ou até mesmo fatais.

O modelo com maior número de recall desta vez é o Civic, para o qual estão sendo convocados 219.013 proprietários de carros fabricados de 2007 a 2011.

Em seguida, aparece o Fit, com chamado para 123.322 unidades produzidas entre 2010 e 2012.

Para o City, o recall envolve 75.508 modelos 2007 a 2011. Já do CR-V, estão sendo chamados 59.737 donos de unidades fabricadas entre 2009 e 2012.”

Fonte: Revista Exame 27/07/2015

“Honda convoca proprietários dos modelos Fit, City, Civic e CR-V para a substituição preventiva do insuflador do airbag do motorista  
27/7/2015 15:37 

Sumaré, 27 de julho de 2015 – A Honda Automóveis do Brasil, pautada pelo seu princípio de respeito aos clientes, convoca os proprietários dos automóveis relacionados a seguir a comparecerem, a partir do dia 03 de novembro, a uma das concessionárias autorizadas da marca para a substituição gratuita do insuflador do airbag do motorista.

Caso o veículo seja submetido a uma colisão primordialmente frontal de intensidade moderada ou severa, situação em que o acionamento do sistema de airbag é esperado, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador, permitindo a projeção de fragmentos metálicos no interior do automóvel. O defeito pode causar ainda, em situações extremas, danos materiais, lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros.”

Fonte: Site Honda.com.br

Honda convoca proprietários dos modelos Fit, City, Civic e CR-V para a substituição preventiva do sensor de nível de combustível  

Sumaré, 12 de Maio de 2015 – A Honda Automóveis convoca os proprietários dos automóveis Fit, City, Civic e CR-V relacionados a seguir a comparecerem a partir do dia 01 de junho a uma das concessionárias autorizadas da marca para a substituição gratuita do sensor responsável pela medição do nível de combustível no tanque.

Em algumas unidades, o marcador do nível de combustível presente no painel de instrumentos poderá indicar um volume maior do que o real no tanque, ficando o condutor suscetível à falta de combustível (pane seca). O desligamento involuntário do motor pode ser um dos fatores para possível colisão que, em situações extremas, poderá causar lesões físicas ou até mesmo fatais aos ocupantes e terceiros.

Fonte: Site Honda.com.br

Recall: Toyota convoca mais de 128 mil unidades de Corolla, Fielder, Hilux, SW4 E RAV4

Consumidor deve ficar atento ao chamado, que será realizado em diferentes etapas de acordo com o modelo afetado

Toyota convocou nesta semana um recall de 128.615 carros de cinco modelos: Corolla (2003 a 2007), Fielder (2004 a 2007), Hilux cabine dupla (2005), Hilux SW4 (2005) e RAV4 (2003 a 2005). As unidades chamadas podem apresentar um defeito no sistema de airbag e devem comparecer a uma oficina autorizada para realizar o reparo gratuito. Segundo a montadora, são 88.711 unidades do Corolla, 24.285 do Fielder, 10.851 da Hilux, 2.362 da Hilux SW4 e 1.203 da RAV4. Confira os chassis envolvidos abaixo.

O maior Recall da História

Coloquei algumas das Noticias acima tiradas da internet e do site dos fabricantes de automóveis envolvidos no que hoje é considerado o maior Recall da história recente da industria automobilística.

Mas o ponto é que me levou a escrever esse artigo é: Quem além do proprietário envolvido tem a responsabilidade de encaminhar o veículo para efetivamente o defeito apontado ser sanado?

Já que alguns dos veículos “convocados” têm mais de 9 anos, causa perplexidade que tenham demorado quase uma década para descobrir um defeito grave que nem mesmo poderia existir, (aqui fazemos um aparte, se é defeito existe e portanto possível mas inaceitável)  em um item de segurança passiva, no caso dos Air-bags. Veículos com 9 anos de idade que não podem ser considerados sob nenhum ponto de vista novos.

Agora, vamos supor que um proprietário de um desses veículos ou por negligência ou por desconhecimento (apesar da divulgação na mídia), não encaminhe  o veículo envolvido para conserto. Temos então uma quantidade gigantesca de automóveis que são verdadeiras bombas de insegurança, rodando por ai.

Questiono se a responsabilidade do fabricante e também do governo no papel de fiscalizador, se limita apenas a substituição dos itens com defeito. Será que não deveria haver um maior esforço para localizar esses veículos e identificar casos de acidentes fatais envolvendo veículos com defeito, como já registrado nos EUA? De quem é a responsabilidade?

Temos ainda o caso da boia de combustível defeituosa que, de um momento para outro, pode falhar marcando um volume de combustível diferente do real. Mais uma vez, a simples substituição da peça não acho que seja suficiente já que tivemos noticias de veículos que fizeram a substituição da peça pela apresentação do defeito (mas antes da convocação do Recall) e que deve novamente deve ser feita a troca. Pergunto quem arca com esse prejuízo – peça, de custos de oficina e do tempo perdido.

Tenho o depoimento de um amigo que teve um problema com a boia de gasolina, em plena rodovia dos Imigrantes.

– De repente, o carro desligou. Como? Tive de parar no acostamento, sujeito a ser assaltado ou vitimado por algum outro carro da rodovia, num dia de verão. Fiquei quase 3 horas esperando pelo guincho da minha seguradora (Itaú) e 3 horas não foi suficiente – tive de contratar um guincho particular e ainda ouvir do motorista do guincho: “mas como um Civic deu defeito?”. E qual não foi meu espanto quando o mecânico deu o veredito: falha na boia de gasolina, simplesmente o marcador registrava ¼ de tanque, mas não havia nada!”

O que ainda assusta é que mesmo assim pelo menos no Brasil a imagem dessas empresas não foi abalada. Pelo contrário, são as que mesmo com a crise atual, aumentaram ainda mais as suas vendas.

E quem garante que daqui 2, 3 ou 9 anos esses mesmos veículos são serão novamente alvo de novo Recall?

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