Novos Titãs Titans ou será seria “Os Novos Titãs ou Teen Titan” ou uma turma de Super Heróis juvenis em DR com seus Mestres se sentindo injustiçados.
A Nova série do serviço de streaming da DC Comics, nos traz a versão televisiva do grande sucesso em quadrinhos mais conhecida aqui como “Novos Titãs” a versão que está indo as telas com certeza não é a única, mas no meu entender é a que obteve maior sucesso nos quadrinhos, também foi à mesma usada para os cartoons exibidos no Cartoon Network.
Na verdade existiram tantas versões que fica difícil enumerá-las, as primeiras versões eram compostas pelos “ajudantes” dos Super Heróis principais em aventuras solo, ou uma versão Team da Liga da Justiça, formada na década de 60 por Robin, Kid Flash e Aqualad. Posteriormente foi criada especialmente para a equipe a Moça Maravilha ou Donna Troy como era mais conhecida e apesar que a Mulher Maravilha jamais tenha tido uma ajudante o roteirista Marv Wolfman conseguiu criar uma origem para a personagem. Foi ele e George Perez que deram vida nos quadrinhos para a atual formação utilizada no seriado.
Na década de 70 foram criadas diferentes formações para cada região dos EUA a versão da Costa-Oeste formados por Rapina, Columba, Lilith, Águia Dourada, Labareda e Rapaz-Fera (este ultimo rebatizado posteriormente para Mutano)
Na década de 80 foi formada a versão que foi utilizada para a gênese do seriado e que nos quadrinhos foi a que obteve maior sucesso e que mais tempo foi publicada.
Formada por Robin, Moça Maravilha, Kid Flash, Mutano (o antigo rapaz-fera), Cyborg, Estelar (uma alienígena) e Ravena uma feiticeira filha do Demônio Trigon. Espero que no seriado pelo menos mantenham essa origem dos personagens, já que outras características como no caso de Ravena, como idade e aparência foram alteradas.
É nessa fase que alguns vilões são criados, como melhor exemplo, temos O Exterminador, (ou no inglês Deathstroke, Slade Wilson) que acabou se tornando um personagem bastante complexo, um quase-herói que já apareceu, apesar que bastante descaracterizado no seriado Arrow.
Foi nessa fase que Dick Grayson deixou de ser o Robin e se assume a identidade de Asa Noturna, criado por Marv Wolfman, dessa forma o Robin parceiro do Batman pode ser utilizado por novos personagens para sua identidade secreta. Não foi a primeira vez que isso ocorreria nos quadrinhos, mas talvez a que foi usada em um personagem tão antigo e importante. Também foi mostrado o envolvimento romântico entre Dick e Estelar, inclusive com cenas com os dois na cama o que na época não era muito comum nos quadrinhos.
Na década de 90 aconteceram outras formações que não chegaram perto do sucesso da década de 80 e essa é formação que nos interessa.
É ela a versão do seriado, mas aqueles que esperam pelo surgimento do Cyborg podem desistir, já que ele atualmente é utilizado na Liga da Justiça e dificilmente aparecerá aqui, o que é uma pena.
Agora vamos as controvérsias do seriado:
Robin: Foi transformado em detetive, sabe Deus por que, acho eu, mostrar ao longo da série o DR entre ele e o Batman. Também achei exagerada, apesar de que isso é usado para chamar a atenção para a série, a excessiva violência utilizada por ele frente aos vilões.
Em 4 episódios o personagem arrancou sangue de mais de 10 facínoras e se perdeu em espancamentos desnecessários em 2 vezes. Tudo bem que não é uma série infantil, mas tanta violência não é uma característica do personagem.
Agora vamos a Estelar, (Starfire, no original em inglês), toda a polêmica gerada em torno da personagem tem bastante fundamento, não concordo com a discriminação de raça, nada contra personagens negros, mas sou contra a alteração total pela qual ela foi sujeitada em sua versão televisa, acabou virando uma “Drag-Queen” ou coisa pior, anos luz de sua versão em HQ e também uma atriz aparentemente mais velha do que seria de esperar. O mesmo que fizeram com a namorada do Flash, Iris West, na série da Warner em relação original que era ruiva, e que por força do sucesso do seriado também foi alterada nos quadrinhos.
Mutano por enquanto não deu mostras a que veio, e os efeitos de transformação que até agora foram mostrados na série deixam muito a desejar, qualquer PC hoje em dia faz efeitos melhores que aqueles apresentados.
A série se levarmos em consideração as HQ as quais deriva tem bastante material para evoluir, tenho esperança que a saga de Trigon seja mostrada em sua totalidade, e que não fiquem apenas na vontade como ficaram as outras séries da DC e as pobres séries Marvel na Netflix, que felizmente estão com os dias contados.